Declaração de Missão - «Portugal 2050»
Proponho um exercício inicial de elaboração de uma espécie de "Mission Statement", como fazem muitas empresas, tendo como horizonte um prazo de 50 anos. Onde queremos estar, como gostariamos de nos posicionar diante do mundo daqui a 50 anos?


1 Comments:
At sexta-feira, 02 setembro, 2005,
Anónimo said…
A ambição de perspectivar/prognosticar/predizer a Missão de Portugal em 2050 é legítima mas pressupõe uma visão estratégica assente numa base de planeamento que nunca tivémos de modo consolidado, nem mesmo no tempo das Descobertas. Em 2050 o que será o Mundo? E a União Europeia? A China, a Rússia e Índia em que blocos participarão? E depois com o esgotamento da economia baseada no petróleo, sabendo-se da nossa extrema dependência, que alternativas serão adequadas à nossa participação na globalização? As cheias no Leste Europeu, a seca na zona mediterrãnea, a catástrofe em New Orleans continuarão a ser acontecimentos menores em paralelo co o mercado de emissões? E que tecnologias teremos para enfrentar o futuro? Ou simplesmente Portugal terá ardido completamente e se evaporado? Um amigo holandês dizia-me que as Nações têm alma. Com uma dimensão idêntica à nossa, com uma população muito menor, porque será que a Islândia tem o maior PIB/capita e já abriu as portas à Economia do Hidrogénio? O que nos separa dos islandeses ou o que nos deveria aproximar?
Mais que antecipar uma visão de Portugal em 2050, para lá chegarmos teremos que ter uma visão clara do que somos e queremos ser hoje, com a economia possível, com as políticas que recolhem muitos poucos reconheciementos, com as pessoas que aqui vivem, usqando telemóveis, vendo telenovelas, entusiasmando-se com os jornais futebolísticos e com o que resta do espírito da Selecção . Depois sem sabermos onde estamos hoje como poderemos traçar os caminhos para amanhã? Estaremos onde? Como dizia um poeta "para a frente/ ou para trás/o importante é não estar parado"? Ou como um piloto de caça perdido no Pacífico, durante a II Guerra, "Estou a bater todos os recordes de velocidade, mas não sei onde estou!?
Enviar um comentário
<< Home