CV resumido
«
Nasceu em Santo Tirso a 17 de Novembro de 1967. Concluiu na Universidade de Aveiro a licenciatura em 1990 com um "Sistema de comunicação óptica coerente com detecção heterodina". Foi presidente da Associação Académica (U.A.) e bolseiro "Erasmus" no Instituto Astrofísico de Liége IAL-SPACE. Defendeu tese de Doutoramento em 1995 sobre o tema "Sistemas de comunicação com amplificação óptica". Participou nos programas JEEP e IMPACT. É desde Abril de 1997 professor auxiliar do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, regendo disciplinas das áreas de Electrónica e Telecomunicações à licenciatura e ao mestrado em Electrónica Industrial. Até 1999 foi director do curso de Engenharia Electrónica Industrial da Universidade do Minho. Desde então vem conciliando a actividade docente com a dinamização de uma empresa de base tecnológica criada com alunos para produzir uma solução de vigilância electrónica da floresta.
(dobra)Envolveu-se em diversos projectos nacionais e internacionais, nomeadamente no quadro de programas de I&D tecnológico da Comissão Europeia. Destacam-se os projectos TRAVEL – transmissão e amplificação óptica em comunicações ópticas digitais de elevado débito, UPGRADE - transmissão de solitões na segunda janela óptica em fibras mono-modo e o projecto nacional PERSCRUTA, no âmbito do qual foi desenvolvido um sistema de vigilância e prevenção electrónica de incêndios na floresta.
Colaborou como consultor técnico de empresas como a Marconi (P), Telefónica I+D (Espanha), Lucent Technologies (ex-Bell Labs E.U.A.), Alcatel, Philips Optoelectronics, Standard Electric Lorentz (Alemanha) e ESA - Agência Espacial Europeia. Autor e co-autor de mais de 20 publicações técnicas internacionais, revisor de artigos técnicos nacionais e internacionais e participante em júris de provas académicas (mestrado/doutoramento) na àrea das telecomunicações. Proferiu diversas palestras e conferências sobre a relação universidade – sociedade, sociedade do conhecimento, empreendedorismo de base tecnológica, responsabilidade social da universidade e cidadania. Escreve artigos na imprensa regional, compilados em 2005 no livro “Espírito de Guimarães” (Ed. Cidade Berço). Foi o mentor do 1º Concurso Nacional de Inventos & Protótipos, InventUminho, acção visando juntar a Universidade, os inventores, o Estado e o mercado. Tem duas patentes: um sistema de vigilância florestal electrónica e um dispositivo para apoio à busca de vítimas incompreensivelmente rejeitado pelas autoridades aquando da tragédia de Entre-os-Rios.
Irmão da Santa Casa da Misericordia, membro activo de grupos de acção social/assistencial e campanhas pró-Vida, actual presidente do ramo português da Oasis Open City Foundation, membro consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), desenvolve acção em torno do tema Agenda21Local e de cooperação internacional, especialmente com África e América Latina. No campo cultural, tem um interesse eclético por livros, teatro, música, pintura, etc. Toca guitarra portuguesa num grupo de fado e compõe.
»



